Risco de epidemia de dengue com sorotipo 4 no Brasil

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 às 13:51

Aumentam chances das formas mais graves da doença.
Chega o verão e a ameaça da dengue se faz presente novamente no Brasil. Os governos lançam campanhas de conscientização para que população acabe com possíveis depósitos de água parada, onde o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se reproduz.

A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus que possui quatro sorotipos. No Brasil, circulam os tipos 1, 2 e 3. O sorotipo 4 não era registrado no Brasil há 28 anos, mas foi encontrado e isolado em laboratório em julho do ano passado em Roraima. O temor das autoridades sanitárias é de que uma epidemia se alastre pelo país rapidamente, uma vez que a população não está imune ao sorotipo 4.

De acordo com a infectologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Dra. Sumire Sakabe, a introdução de um sorotipo que antes não circulava em uma área quer dizer que o vírus vai encontrar muitas pessoas não imunes e, portanto susceptíveis, à doença. Além disso, se a população já teve dengue por um sorotipo, a entrada de um novo sorotipo aumenta o risco das formas mais graves da dengue: hemorrágica e choque. Isto acontece porque ao se infectar por segundo sorotipo, o organismo pode apresentar uma resposta imunológica exagerada, levando a quadros graves da dengue.

0 comentários

Postar um comentário

GEOGRAFIA EM AÇÃO | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates